segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Qual é a diferença entre HDMI e VGA?

Nos dias de hoje, muitas tecnologias estão disponíveis, e ao mesmo tempo que ainda não conseguimos nos livrar completamente dos cabos, como o HDMI e VGA, é necessário ficar atento para não cair em golpes.

Se você não entende muito bem qual a diferença entre os cabos de conexão HDMI e VGA, saiba que sim, existem diferenças entre os dois cabos, e para saber quais são elas, convidamos você à fazer essa leitura. Ambos os cabos são muito utilizados aqui no Brasil, e a principal diferença entre esses dois está no formato das informações que ele transmite. O VGA é um padrão analógico, enquanto HDMI é um padrão digital. Eles também vêm com as vantagens e desvantagens de cada padrão.
Uma década atrás, era muito mais fácil descobrir como conectar sua TV aos seus dispositivos, especialmente porque a maioria das pessoas só tinha um videocassete. Nossas telas eram menores, a qualidade era pior, mas o mundo era mais simples. 
Hoje você dificilmente pode fazer uma compra de um eletrônico sem que o vendedor ofereça um cabo HDMI para conectar seus dispositivos à sua TV. E é confuso escolher cabos e conectores atualmente. Mas vamos tentar ajudá-lo a entender essa bagunça e ver o que é realmente importante sobre os dois cabos de vídeo digital mais comuns da atualidade: O HDMI e VGA.

Porque ainda é necessário usar cabos HDMI e VGA?

Seria ótimo se você pudesse simplesmente enviar seu vídeo e áudio pelo ar para sua tela. Até eé possível em alguns casos, como com o Chromecast (e similares), Apple TV ou Smart TV para vídeos da Netflix, YouTube e outros sites de streaming. Mas nem sempre é possível fazer isso, e volta e meia precisamos de um cabo de conexão para a transmissão de dados. Leia em destaque: HDs e SSD, tudo o que você precisa saber para manter a vida útil de seus dispositivos de armazenamento.
Embora tenha havido progressos nesta área, francamente, não é uma solução viável para encerrar o uso de cabos. Por enquanto, estamos presos na transmissão de mídia por meio de fios. Em geral, todos funcionam da mesma maneira: O conector contém pinos que entram em portas no dispositivo de saída de vídeo, que transmitem vídeo, áudio e muito mais por esses fios. Se você quiser transmitir conteúdo para sua tela, os cabos são um mal necessário por enquanto.

Qual é a diferença entre cabos digitais HDMI e VGA?

VGA



O Video Graphics Array (VGA) é um dos padrões de conexão mais antigos que ainda podem ser encontrados em equipamentos de computação. Foi desenvolvido pela IBM e lançado em 1987. Era amplamente utilizado para placas de vídeo, televisores, monitores de computador e notebooks.
O VGA pode suportar resoluções de até 640 x 480, em 16 cores, embora você possa aumentar as cores para 256, diminuindo a resolução para 320 x 200. Isso é conhecido como Modo 13h, e é comumente usado ao inicializar seu computador no modo de segurança. É também o modo que foi usado em jogos de computador no final dos anos 80 e início dos anos 90.
O cabo VGA pode transportar sinais de vídeo RGBHV: vermelho, verde, azul, sincronização horizontal e sincronização vertical. O soquete VGA é composto de 15 pinos em três fileiras de cinco pinos e, normalmente, em azul. O soquete do cabo está firmemente conectado ao dispositivo usando dois parafusos, um de cada lado do soquete.
Ele é raramente usado hoje. O VGA se torna necessário apenas para aqueles que possuem um computador ou notebook mais antigo, sem saída HDMI. Nestes casos, você apenas poderia usar o HDMI juntamente com um conversor VGA-HDMI. Mas, para quem tem um equipamento com entrada para HDMI, o ideal é fazer a substituição.

HDMI

O HDMI é o cabo padrão em HDTVs mais recentes, players de Blu-ray, Apple TV, muitos novos computadores e placas de vídeo, além de vários outros dispositivos de vídeo. Os cabos e portas HDMI são muito fáceis de usar, e são quase tão fáceis de conectar quanto os dispositivos USB. 
Os cabos HDMI podem transmitir vídeo e áudio digital simultaneamente pelo mesmo cabo. Os cabos HDMI suportam vídeo HD de até 1920 x 1200, e áudio de 8 canais. Eles também suportam criptografia HDCP, para o mais novo conteúdo HD. Para quase todos os efeitos, um único cabo HDMI é tudo o que você precisa para conectar seu computador ou dispositivo de vídeo ao seu monitor ou TV, e é quase o cabo digital padrão absoluto.
O HDMI é muito mais capaz, uma vez que foi desenvolvido para transportar sinais entre um televisor HD e um reprodutor topo de gama. Pode transportar um sinal de vídeo, até 8 canais de áudio digital e um canal CEC para comunicação entre dispositivos. É muito conveniente, pois você só precisa de um cabo para conectar a dispositivos em vez de 3 a 8 cabos.

Resumindo

  1. O VGA é um padrão de vídeo analógico, enquanto HDMI é digital;
  2. O VGA é muito antigo, enquanto HDMI ainda é bastante novo;
  3. O VGA só pode transmitir o sinal de vídeo, enquanto HDMI pode transmitir um monte de outros sinais simultaneamente; 
  4. O VGA é geralmente usado em computadores, enquanto HDMI é usado em aparelhos de TV HD e players de mídia.


Fonte:https://www.oficinadanet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Angular 5 Instalação passo a passo

O primeiro passo para utilizar o Angular CLI é realizar a sua instalação e, para tal, é necessário ter o  Node.JS   instalado. Caso aind...