Evolucao

Evolucao
Evolucao

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dicas de Segurança na Internet

Pessoal, após a reportagem do Fantástico desse domingo que mostrou que até os dados da Petrobrás foram invadidos, saiba como evitar a "curiosidade" de pessoas mal-intencionadas.
Documentos vazados de um ex-técnico da CIA e Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos(NSA) estariam envolvidos em atividade de espionagem de brasileiros na Internet.
           Nenhum sistema é imune 100% a ataques de espiões, no entanto, apresento neste blog 3  práticas em que as empresas de pequenas e médio porte que possam dificultar esses ataques.

           A primeira, crie senhas que dificultam sua descoberta, não use uma sequência numérica  como por exemplo "123456" , tente mesclar letras, números e caracteres especiais como por exemplo "#ana23980***".

           A Segunda prática consiste em você criptografar seus arquivos, esta técnica permite transformar seus arquivos em um conjunto de dados ilegível  para os espiões. Encriptar os dados de um computador também é uma ótima opção para que as informações tampouco não sejam acessadas em caso de furtos e roubos, por exemplo.

            A Terceira prática seria o controle de fluxo de dados de sua empresa, protegendo seu disco rígido de seus computadores da empresa com senhas pessoais e intransferíveis para cada usuário logado na máquina. No caso de usuários externos, criação de uma rede privada virtual chamada de VPN, onde os dados criptografados possam ser acessados através de um túnel, reduzindo ainda mais a possibilidade de que alguma informação confidencial seja acessada por algum espião. Acredito que também em uma forma de os usuários obterem um dispositivo físico, chamado "token" aqueles usados por rede bancária na internet, impossibilitando o acesso até mesmo ao login do usuário.








Nenhum comentário:

Postar um comentário